Aqui anuncio e falo de meu Senhor.

Leia mensagens que mudaram vidas, leia a bíblia. "o evangelho todo, para o homem todo, para todo homem."

segunda-feira, 4 de julho de 2011

O pedido de José: "Lembra-te."


Você já leu ou assistiu algum filme sobre José do Egito? O sonhador, o escravo que se tornou governador no mesmo dia? Bem essa história se encontra no livro de Gênesis capítulo 37. José era o filho mais querido de seu pai, Israel, ele também tinha fama de sonhador e por estas coisas os seu irmãos o invejavam. Certa vez foi enviado de seu pai para ver como seu irmãos estavam e foi lançado numa cova e vendido como escravo para o Egito. Lá foi comprado por um eunuco e chefe da guarda chamado Potifar, que logo percebeu que tudo que José fazia Deus o prosperava. Quando se tornou encarregado da casa de Potifar, a esposa deste o assediava continuamente e acabou preso por uma mentira que ela armou para ele. Na prisão rapidamente tronou-se auxiliar do carcereiro por que percebeu que Deus era com José para o prosperar em tudo que ele fazia, assim quando foram presos o copeiro e o padeiro de Faraó, o rei do Egito, era José quem os servia.
Certa noite sonharam os dois, o copeiro e o padeiro na mesma noite cada um o seu sonho e ficaram angustiados por não ter ninguém que interpretasse o seu sonhos na prisão, José diz a eles que Deus é quem pode dar a interpretação dos sonhos e depois de cada um falar o seu sonho ele diz o seu significado.
Ao copeiro disse que voltaria a servir o Faraó, mas ao padeiro disse que morreria, e assim aconteceu como José havia interpretado. Mas ao copeiro José faz um pedido antes mesmo de dar a interpretação:" Porém lembra-te de mim, quando te for bem; e rogo-te que uses comigo de compaixão, e que faças menção de mim a Faraó, e faz-me sair desta casa; porque, de fato, fui roubado da terra dos hebreus; e tampouco aqui nada tenho feito, para que me pusessem nesta cova." Gn 40:14,15
José pede que o copeiro se lembre de falar sobre o seu caso com Faraó, da injustiça que seus irmãos e seu patrão fizeram contra ele, mas ele é esquecido.
"O copeiro-mor, porém, não se lembrou de José; antes, se esqueceu dele." Gn 40:23
Além de tudo isso ele agora é esquecido. O copeiro retomou sua vida normalmente e José agora foi deixado de lado e poderia somar esta às outras injustiças em sua vida, mas Deus não se esqueceu de José. Faraó tem um sonho, e fica perturbado procura quem desse a resposta que precisava mas não houve ninguém que pudesse responder, então o copeiro se lembra do pedido que José fez..."lembra-te de mim" ao Faraó informa "conheço alguém que interpreta sonhos e já experimentei isso em minha própria vida" o pedido completa sua rota até os ouvidos de Faraó.
Algumas coisas que José falou, como por exemplo os seus sonhos, fizeram com que seus irmãos o vendessem e trouxeram muitos problemas para ele, mas agora também foi algo que José pediu que fez com que ele fosse ouvido e possibilitou a oportunidade certa. Existem coisas que realmente deveríamos guardar somente para nós mesmos, mas se fizermos isso com tudo que queremos falar vamos impedir que Deus nos use ou quem sabem evitaremos as oportunidades.
Foi Deus que tirou José da prisão e o colocou sobre o governo de todo o Egito no mesmo dia, mas quem se lembrou do pedido foi o copeiro (por Deus), quem interpretou os sonhos foi o próprio José (por Deus), quem mandou chamar e depois reconheceu que ele era a pessoa certa para a função foi Faraó (por Deus), posso afirmar que tudo cooperou no final de tudo isso, mas cada situação, foram montando o que nos vemos ser a vontade do Senhor se cumprir na vida de José.
Acredito que Ele é fiel para cumprir tudo o que prometeu, e que a sua palavra se cumprirá mesmo que pareça impossível. Ele nunca falha. Nunca.
Deus poderia fazer o sonho de José se cumprir sem as dificuldades, sem as lutas, sem quebra de relacionamentos, sem traição, sem mentiras. Poderia fazer diferente, quem sabe Faraó poderia passear e se encontrar com José e pronto! Imagine como quiser, mas por que toda dificuldade? Pensando sobre isso fui até a Hebreus 11 que fala sobre a fé e de como todos aqueles homens e mulheres alcançaram testemunho diante de Deus e foram exemplos para nos e no final deste capitulo é declarado um nível de identificação que eu nunca tinha percebido, quando a Palavra diz: "para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados." - o Senhor fez todas as coisas na vida de José através das dificuldades para nos aperfeiçoar, quando nos identificamos com as dificuldades que temos em comum. "Homens como nós", iguais em todas as dificuldades, que não desistiram, mas foram fieis até o fim.
Fez também de forma que se salvassem dois povos, os que eram Dele e os Egípcios, porque se José não interpretasse aquele sonho provavelmente pereceriam os dois povos.
Fez para que nos identificássemos pelas lutas e dificuldades de cada personagem citada, deixando uma mensagem gravada não só através daquele copeiro, mas frisada depois por José e também por Moisés e até chegar em nos: "Lembra-te..."
Os egípcios não eram o povo de Deus, eles se esqueceram de tudo quanto o Senhor operou pela mão de José. Esqueceram do livramento, das bênçãos, mantimentos que sustentaram milhares de vidas durante aquele período de crise, leia: "Depois, levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José, Ex 1:8"
"Lembra-te" é uma frase muito repetida nas escrituras e denota a importância de honrar a Deus e recordar de seus feitos em um profundo ato de gratidão a Ele.
Como o copeiro se esqueceu do seu pedido assim também nos corremos o risco de deixar coisas importantes caírem no esquecimento. Algo muito interessante é que apesar do copeiro ter se esquecido do pedido de José, ele se lembra daquilo que José fez por ele. A interpretação do sonho. Coisas ditas podem ser esquecidas mas aquilo que fazemos em amor ao Senhor pode marcar profundamente, e é exatamente isso que o Senhor desejava ao pedir em Sua palavra "lembre-te". Fazer em amor o que Ele nos pede e irmos além disso e fazer em amor até mesmo o que não nos pede. Trazer dentro de cada coração as marcas de Cristo, Seu amor, Seu sacrifício, Sua instrução. Lembra-te.
"a palavra conduz, mas o exemplo arrasta" - Luciano J. Mafra.
Jesus é o grande exemplo de quem misturou fé à ação. Gravando profundamente Sua viva através dos séculos, nos fazendo lembrar.


iGor - iPad

Nenhum comentário:

Postar um comentário